O gengibre é uma planta muito versátil que vem sendo usada a milênios não somente como especiaria na culinária, como também no preparo de remédios caseiros e, amplamente usada pela medicina Chinesa, Japonesa e ayurvedica na prevenção e tratamento de uma variedade de doenças.
Assim, o gengibre vem sendo usado como anti-inflamatório, aliviando dores e sangramentos menstruais, como remédio natural para problemas gastrointestinais num geral, no controle do apetite, etc.
O poder desta raiz esta relacionado com o alto teor antioxidante, anti-inflamatório, assim como a outras atividades biológicas encontradas em seus componentes.
O gengibre é rico em minerais como o cálcio, magnésio, sódio, potássio, manganês, ferro, zinco, cobre e fosforo. E, também possui vitaminas B6 (piridoxina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), vitamina C e o folate.
Além destes benefícios conhecidos ao longo do tempo, em pesquisas recentes, os cientistas estão também comprovando que o gengibre tem um papel significativo na prevenção e no tratamento de numerosas doenças. Inclusive, alguns componentes ativos desta raiz, como o gingerol, o paradol e o shogaol, apresentam atividades anti-tumorígenas, ou seja, podem prevenir e tem potencial para ser uma possível arma contra o câncer.
Além do gengibre, outras plantas medicinais superpoderosas como
o cardamomo e o açafrão-da-Índia, mais conhecido como cúrcuma ou turmerico, fazem parte da mesma família de plantas curativas com alta capacidade anti-inflamatória e antioxidante, mas estas ervas não são tão simples de serem usadas e absorvidas pelo corpo como o gengibre.
Desta forma, o gengibre com seu grande poder medicinal, tem potencial comprovado para prevenir e tratar uma variedade de problemas de saúde dos mais simples aos mais graves, conforme listados abaixo:
1 - náusea (inclusive náusea na gravidez), vômito, diarreia, ajuda a melhorar a motilidade intestinal, azia,
2 - resfriados, dores e infecções de garganta, bronquites e tosse
3 - dores de cabeça e enxaquecas
4 - saúde cardiovascular, melhora a circulação, melhora de lipídios, aterosclerose, reduz a pressão arterial (hipertensão)
5 - propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, controlando o processo de envelhecimento
6 – diminui a sensação de fome, acelera o metabolismo, potencializa a queima de gordura e perda de peso
7 - prevenção e tratamento de doenças degenerativas (artrite e o reumatismo)
8 - melhora a função imunológica
9 - desintoxica, protege contra tóxinas e radiação 10 - potencial antimicrobiano, pode ajudar no tratamento de doenças infecciosas
11 - propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e antiparasitárias
12 - reduz risco de câncer de colón e gastrointestinal
13 - melhora o comprometimento cognitivo
14 - reduz vertigem
15 - alivia dores menstrual e sangramento intenso
16 - anti-inflamatorio que alivia dores musculares e dores num geral
17 - melhora os níveis de testosterona
18 - protege o fígado
19 - diabetes mellitus, reduz significativamente a glicemia e os níveis de Hemoglobina A1c (glucose referente aos últimos 3 meses)
Incrível, não é mesmo?
Pois é, com todos estes benefícios em mente lembre-se que o gengibre pode ser usado e consumido de diversas maneiras, incluindo: fresco, desidratado, em pó, em conserva, cristalizado e moído. Ou ainda, em forma de suplementos.
Portanto, para que você possa usufruir e maximizar os benefícios do gengibre em tua saúde, sugiro que se torne hábito diário o consumo desta raiz medicinal em tua dieta.
Assim, você pode incluir o gengibre no preparo de sopas e pratos diversos, sobremesas, tônicos, chás, sucos, batido com água ou, da forma que melhor te convier.
O que custa tentar? Além dos inúmeros benefícios na saúde este é um produto delicioso, barato e acessível a todos.
Uma maneira simples de incluir o gengibre em tua dieta diária é em forma de chá (escolha sempre a raiz de gengibre fresca e orgânica ao invés de chás em saquinhos).
E, aqui segue a receita:
Chá da Raiz do Gengibre Fresco
Em uma panela pequena adicione 4 copos de água filtrada e 3-4 centímetros da raiz do gengibre, fatiada
Deixe ferver, reduza o fogo, cozinhe por 5-10 minutos
Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 10 minutos
Sirva quente, frio ou gelado
Adicione em cada copo de chá uma colher de sobremesa de mel cru e puro (não adoce o chá com o mel enquanto estiver muito quente, para não destruir as enzimas do mel).
Tome 2 a 3 vezes por dia ou, conforme desejado
Se esta receita ficar forte demais para você beber (lembre-se que é picante), comece devagar e faca teu chá usando um pouco menos de gengibre e, pouco a pouco vá aumentando a quantidade da raiz usada no chá.
Uma grande maravilha que a natureza sabiamente nos presenteia com tudo que necessitamos.
Portanto, espero que este artigo te incentive a fazer está mudança simples e eficiente em teu estilo de vida, incluindo esta poderosa planta medicinal em tua dieta.
E por favor, não se esqueça de deixar um comentário sobre como você planeja incluir o gengibre no teu dia a dia.